Welcome


Fazer um IPO (Abertura de Capital via Oferta Pública Inicial) ou Listagem Direta numa Bolsa de Valores pode ser o maior e melhor momento de sua vida profissional e carreira empresarial, ou o pior dele. Tudo dependerá de estar com a assessoria e equipe certa, no melhor momento e no lugar adequado.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

                                Plano de Negócio - Introdução




O QUE É NECESSÁRIO PARA INICIAR UMA BOA TRANSAÇÃO FINANCEIRA, LISTAGEM DIRETA OU IPO?



É como quase tudo na vida...


O trajeto e o processo para alcançarem objetivos ambiciosos é (a melhor) parte integrante da jornada!”


E é com isto que o autor atua e investe seu tempo profissional e experiência, quando não está escrevendo: orientando e auxiliando outras empresas, sócios, empreendedores, executivos e profissionais a chegarem ao topo do mundo empresarial e corporativo das empresas atuantes em mercados de capital internacionais.

Preparar uma empresa, a si próprio e seu time para uma operação financeira mais sofisticada, para uma colocação privada ou para um IPO é um processo que sempre vai necessitar de uma orientação profissional adequada, e varia muito de uma empresa, segmento e momento para outro. Estimar um prazo padrão, mesmo um custo geral e todas as etapas num cronograma genérico seria meramente figurativo e contraproducente. Cada empresa tem sua organização e cultura, está num determinado estágio, tamanho e sofisticação. Com maior ou menor controle, produtividade, governança e planejamento.  



Cada caso é um caso.



A primeira etapa de qualquer trabalho conjunto, entre empreendedor, empresa e assessoria é justamente criar um Plano de Negócios viável, e planejar em conjunto todas essas atividades, definir prazos e custos almejados e buscar a viabilidade de cada operação.

É um trabalho que evolui e ganha contornos a cada etapa devidamente planejada, executada da forma mais otimizada possível e concluída, para se recomeçar na próxima. E que depende da cultura e real experiência de todos os envolvidos. Até por isso que o envolvimento e principal ganhos dos assessores é, geralmente, um bom percentual do sucesso alcançado (success fee). Quem não sabe compartilhar ganhos não está pronto para abrir capital, captar dinheiro em Bolsas de valores internacionais, nem ter investidores profissionais (que tomam risco), muito menos fazer um IPO e se tornarem parte do clube mais privado do empreendedorismo internacional.

Embora muitos possam não acreditar, milionários gostam de compartilhar e ter mais membros em seu clube (vide o sucesso do ClubHouse.com, por exemplo). Desde que estes também tenham algo para realmente contribuir e compartilhar com a empresa, seus acionistas, os investidores, os empregados, assessores, colaboradores e a sociedade em geral. Incluindo o meio ambiente, cada vez mais na pauta de investimentos. E agora também os chamados “serviços essenciais” e os setores de saúde, ainda mais em foco.


Eduardo Parreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário