Welcome


Fazer um IPO (Abertura de Capital via Oferta Pública Inicial) ou Listagem Direta numa Bolsa de Valores pode ser o maior e melhor momento de sua vida profissional e carreira empresarial, ou o pior dele. Tudo dependerá de estar com a assessoria e equipe certa, no melhor momento e no lugar adequado.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

            Como Apresentar A Sua Empresa?




INFORMAÇÕES INICIAIS

Vamos começar do “básico” e primordial: é preciso mostrar formalmente a empresa para fazer bons negócios!

E para realizar uma transação ou operação financeira, você precisa informar como está o andamento das operações, finanças e contabilidade de sua empresa. A sugestão das informações básicas aqui, tanto da empresa quanto dos principais gestores é uma das primeiras ferramentas – o kit de informações – que precisará ser mantido atualizado por você e sua companhia, e ser prontamente encaminhado, nos momentos adequados. São informações básicas, não estratégicas nem confidenciais, dessas que qualquer empresa normalmente pública para informar acionistas, investidores e o mercado.

COMEÇANDO COM O BÁSICO, SEM COMPLICAR
Sugerimos não burocratizar e não complicar este primeiro envio de informações básicas, solicitando, por exemplo, um Termo de Confidencialidade ou NDA (Non Disclosure Agreement) assinado, nesta fase exploratório ou primária, somente para encaminhar informações que, caso sua empresa fosse uma “Corporação” (nos EUA) ou uma “S.A.” no Brasil, certamente estas informações estariam publicadas.
Caso você ou sua empresa não estejam prontos para terem transparência, dificilmente terão um bom sócio ou investidor profissional.

Se você pretende ficar “voando abaixo do radar”, como já ouvi, deveria se questionar se está realmente preparado para “voar em formação”, em grupo, em matilha, num mercado de capitais internacional.
Uma das melhores ideias e filosofia que aprendi com Warren Buffett é algo que posso resumir do seguinte modo: “Explique seu negócio para uma criança, se ela entender, provavelmente vai me interessar.”
Caso sua empresa venha a fazer futuramente uma Captação Privada ou um IPO, passando a ter capital aberto em bolsa de valores, estas informações também serão públicas.

Assim, não complique logo de início e, se possível, forneça as informações básicas que são necessárias para qualquer análise prévia de potenciais operações financeiras, como você faz toda a vez que vai abrir uma conta em um banco, pedir um financiamento ou qualquer outra transação financeira.

Caso a outra parte seja um concorrente seu, aí sim sugerimos tratar com toda a formalidade e cautela necessária. Nesse caso um NDA faz sentido e é realmente necessário. Se você também está procurando vender sua empresa ao invés de capitalizá-la, também faz sentido um NDA. Mas na maioria dos casos é só burocracia e perda de tempo, entre todos os potencialmente envolvidos.

ASSESSORIA ADEQUADA, EXPERIENTE E COM REFERÊNCIAS
Depois de contratados, seus Consultores ou Assessores não são seus competidores nem investidores “estratégicos” que possam usar suas informações para concorrer ou prejudicar seus negócios. Na maioria dos “mandatos”, como são categorizados os contratos, o real ganho deles dependerá do sucesso da operação, ou seja, do seu sucesso e da sua empresa.
Aliás, se a principalmente atividade ou tarefa de seu assessor ou consultor for aproximar sua empresa de potenciais investidores, um NDA fará menos sentido ainda, nesta etapa. Muito pelo contrário, ele precisa da autorização de apresentar seu negócio!

Deixe a burocracia para quando ela for realmente necessária.


Com relação a Investimentos em geral, muitos amigos, seguidores e colaboradores nos perguntam sobre vários aspectos e assuntos relacionados a este vasto e dinâmico tema.

Como não somos corretores, banqueiros ou agentes financeiros nem nenhum representante técnico ou financeiro regulado para falar e muito menos oferecer, recomendar ou vender qualquer produto financeiro que seja, nos limitamos a comentar sobre nossas experiências pessoais e compartilhadas. Caso isto atenda suas expectativas, os principais links para páginas e posts com mais impressões sobre o assunto Investimento, estão por aqui.

Balizadas e comentadas as questões e curiosidades sobre investimentos em geral (separando o joio do trigo), focamos novamente no âmbito corporativo. Fica naturalmente evidente que a operação mais desejada, o ápice de captação e sucesso de uma empresa, é provavelmente uma abertura de capital (IPO), preferencialmente em um mercado de ações maduro e crescente, como nos EUA. O que fazem das bolsas de Nova Iorque como a NYSE , OTC-QB/QX e Nasdaq, um dos maiores objetivos e sonho da maioria dos empresários e executivos que almejam chegar ao topo.

E é isso que nós auxiliamos a alcançar.





Eduardo Parreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário