Welcome


Fazer um IPO (Abertura de Capital via Oferta Pública Inicial) ou Listagem Direta numa Bolsa de Valores pode ser o maior e melhor momento de sua vida profissional e carreira empresarial, ou o pior dele. Tudo dependerá de estar com a assessoria e equipe certa, no melhor momento e no lugar adequado.


quarta-feira, 28 de abril de 2021

Tem alguma Empresa boa aí?


De uma lado, os empreendedores e empresários nos procuram para captar mais recursos financeiros. De outro, investidores reclamam que não têm onde investir.


Nosso trabalho pode parecer fácil e rápido: simplesmente apresentamos uma parte à outra! Mas por que não é assim que realmente ocorre?


Os empresários e empreendedores, em sua maioria, têm dificuldade para crescer ou alavancar adequadamente seus negócios. Enquanto que os investidores nem sempre encontram as empresas devidamente organizadas e prontas para receber investimentos de forma profissional. 


Ou prior, ambos não sabem simplesmente se comunicar: dizer o que pretendem ou o que estão de fato procurando.


Noto que parte de nossa atividade é entender, “traduzir” e comunicar, no sentido de apresentar, adequada, clara e objetivamente o que uma empresa é de fato, o que seus gestores têm de planejamento e o que são de fato capazes de realizar.


De outro lado, o que os investidores buscam, quais seus critérios e premissas? Que forma ou de que meios pretendem ter retorno?


Desses dois lados de uma equação geralmente complexa, concluímos alguns pontos importantes e fundamentais, também alguns “lugares comuns”, pontos de convergência e “igualdade”, que fazem toda a diferença para um projeto de captação financeira ou investimento de sucesso:


a) O dinheiro sempre troca de mão. Ele não desapareceu nem foi escondido em arcas, enterrado em ilhas secretas (ou paraísos fiscais). Sabemos de onde ele saiu, para onde ele foionde ele está. O mapa da mina não muda tanto assim, mesmo durante e após as crises e pandemia. As dezenas de bilionários e centenas de milionários, honestos e competentes, de 20 anos atrás continuam ricos e atuantes, além de novos milionários surgindo a cada período. 


b) O Mercado de Capitais e Bolsas não param (em definitivo). Mesmo nas maiores e piores crises (e esta é uma delas ou “A maior”) ele oscila muito, cai bastante, chega a ter momentos de paradas (circuit breaker). Mas nunca realmente ‘desaba’, termina ou para em definitivo. Só muda e rapidamente se adapta. Alias, essa rápida adaptação é “o” termômetro e a indicação “de onde saiu” e de “para onde foi” o dinheiro. Siga o coelho branco. Este sistema de contra-pesos e medidas é o equilíbrio de mercados regulados e maduros.


c) Momento de renovação. Empresas continuam surgindo, desaparecendo, diminuindo ou crescendo, como sempre foi e sempre será. Só mudou a velocidade em que tudo isso passa a ocorrer, ou as causas, motivos e suas cadeia produtiva de consequências. Entender rapidamente esses movimentos, suas tendências, fazer parte disso e se reposicionar é a Chave do Sucesso. Mudanças são oportunidades. É sábia a frase “a única constante é a mudança.” atribuída a Heráclito.


d) Investidores continuam buscando as melhores alternativas, oportunidades, empresas e opções. Como sempre. Assim foi e também sempre será. É a razão de existir das Bolsas e mercados de Capital, ao redor deste mundo. Não poderia ser diferente, ou seria outra coisa. Não ache que sua empresa é a melhor: faça com que ela SEJA a melhor. Sempre será assim: a constante é este movimento de buscar o melhor. Seja competitivo, atraente, comprometa-se e seja o melhor que pode, a cada momento e etapa.


Alguns grupos, pessoas e empresas de investimento, desde o princípio mantiveram sua atenção e focaram seus esforços em setores prioritários, essenciais e de alto valor social (nem sempre os mais fáceis ou os mais rentáveis do mercado). Mas agora clara e certamente os mais importantes, como Healthcare (Saúde), Agribusiness (alimentação, food security), Technology (conectividade e disponibilidade), e Logistics (logística, armazenamento e transportes multi-modal). Não é mera visão, ou missão, mas também responsabilidade social e audácia de fazer o que é mais difícil ou que custa mais, num primeiro momento. É questão de ser pioneiro e protagonista do que realmente faz a diferença no mundo, indo além da visão meramente empresarial, da vocação individual, e além da missão corporativa, para um patamar de real contribuição comunitária e global.


Somos orgulhosos de termos decido, a mais de 20 anos atrás, nos especializarmos nos segmentos que realmente importam e que de fato agregam valor a todos. Temos convicção que hoje podemos fazer a diferença, somando a tudo isso o nosso expertise do Middle-Market, que é a parcela sempre mais frágil, mais atingida e desassistida do mundo corporativo global.


Sabemos onde os recursos financeiros estão (e sempre estiveram); como acessá-los de forma profissional e segura; e quais os setores essenciais e as empresas adequadas que podem receber esses investimentos e que farão a diferença. E que agora darão bons resultados não só para os empreendedores, acionistas e seus investidores, mas para todos que dependem desses serviços e produtos essenciais.


Estamos trabalhando ainda mais, com renovado compromisso e eficiência de Fazer o Melhor. Com ética, responsabilidade, transparência, seriedade e respeito. Caso você tenha uma empresa boa aí, ou esteja procurando uma para investir, podemos ajudá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário