Welcome


Fazer um IPO (Abertura de Capital via Oferta Pública Inicial) ou Listagem Direta numa Bolsa de Valores pode ser o maior e melhor momento de sua vida profissional e carreira empresarial, ou o pior dele. Tudo dependerá de estar com a assessoria e equipe certa, no melhor momento e no lugar adequado.


terça-feira, 14 de maio de 2019

Tenha uma Empresa, não apenas uma idéia ou projeto

"Have a Company not just an idea or project"
Depois da idéia original, de um bom modelo de negócio e de um projeto de investimento inicial, você precisa TER UMA EMPRESA se quiser fazer um IPO (Initial Public Offering).

Analytics, Charts, Business, Woman

Por mais óbvio ou simples que isso possa parecer, sua empresa precisa existir e preferencialmente a mais de 24 ou 36 meses, pelo menos, para cumprir com requisitos das principais e maiores bolsas de valores do mundo, para ser devidamente listada, seguir no processo de abertura de capital e da Oferta Pública Inicial.

Ir da simples idéia original ou de um Business Plan a um IPO de sucesso em uma Bolsa de Valores Internacional é um longo (e pode ser penoso) caminho que levará alguns anos, na melhor das hipóteses e com opções. Atalhos ou caminhos alternativos, como comprar uma empresa de prateleira (holding) já com alguns anos de formação ou outra empresa já em operação, não são a primeira ou melhor sugestão, na maioria das vezes.
Ou ainda fazer um Reverse Merger (fusão reversa), sendo incorporado por uma Shell Company (empresa casca) também pré existente (e muitas vezes já listada ou que até já operou em Bolsa), nem sempre são indicados e bem visto pelos novos investidores ou pelo mercado comum de capitais e ações das bolsas.

A idéia principal é: tenha a empresa da forma mais simples e normal possível, com sua contabilidade e finanças em dia, de forma clara e transparente, pronta para sua primeira auditoria independente, com antecedência. Assim você pode corrigir eventuais notas, menções e observações que inevitavelmente surgem numa primeira auditoria, se preparando para as próximas.

A contratação do Advisor e do Banco de Investimentos adequado também será fundamental, e muitos aspectos de Governança, de composição do Board da empresa (Conselho) e de melhores práticas podem receber valiosa colaboração através desses profissionais com experiência em empresas de capital aberto.

E preferencialmente se prepare para o IPO em todos os níveis requeridos e desejáveis: nas áreas de marketing, comercial, comunicação e relação com investidores, demonstrações financeiras (contábeis auditadas), de operação em si, os aspectos financeiros e de acionistas. Mantenha a rotina e a periodicidade trimestral (ou Quarter).

Deste modo você tem tempo hábil e assessoria adequada para se preparar, e também sua equipe e empresa para fazer a auditoria jurídica e contábil final para o IPO de sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário